quinta-feira, 14 de julho de 2011

Equipe


Giselle Moraes
O nome dado a mim saiu de uma coleção de papel de cartas, Giselle. Poderia ter sido Michele ou Daniele. Assim, tantas outras coisas poderiam ter sido diferentes, mas que bom que não foram! Sou Giselle Moraes, tenho 25 anos, formada em Economia e pós-graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Com 19 anos aprendi que podemos fazer muitas coisas com o nosso olhar de mulher negra, nos valorizando e valorizando nossa cultura e história. Acredito em uma sociedade mais justa e mais plural e que o trabalho que fazemos, junto com outras iniciativas, nos levará para lá.


Lisa Castro
MC e baetmaker. Atuo no cenário musical desde 1999, sou integrante do grupo U-Sal e dos coletivos Rap de Saia e Amalgama. Dentre os vários projetos dos quais participei, destacam-se: "Cinemina Re-visão", pela organização Estimativa, "Hoje eu tive um sonho...Carolina de Jesus", pela organização Criola, "Mulheres do hip hop, pelo fim da violência conta as mulheres" pela organização Cemina e "Mães do hip hop", pelo Movimento Enraizados.


Iris Jane
Fiz o superior em Administração de Empresas. Estou apta para conhecer um novo mundo,  trocar experiências e aprender sempre. Isse é o que me move. Estou nessa empreitada fazendo minha parte por um mundo melhor.


Neide Diniz
Resendense de nascimento e carioca por escolha; Jornalista pós-graduada em relações internacionais e atualmente, sou repórter do Canal Saúde. Por quase seis anos, apresentei o programa VideoSaúde da Fiocruz e à frente do programa Zoação conquistei o prêmio de Melhor Programa de TV's Universitária, no X Gramado Cine Vídeo. Sou uma eterna caçadora de sonhos. Amante das artes, meu lugar preferido é a minha casa e os meus pilares são: família, amigos e o meu amor.


Vanda Ferreira
Nasci na cidade de Niterói, filha de um ex-menino de rua, que se transformou em motorista de táxi, muito respeitado, e de uma dona-de-casa, que era uma liderança tanto espiritual quanto material em sua comunidade. Predominantemente negra e trabalhadora senti as dores de ser pobre e a dignidade de pertencer a uma família pobre e honesta. Me destaquei pelas lutas em defesa de minha gente, sofrida e injustiçada. O projeto de conquistar um espaço para mim e para meus semelhantes foi se consolidando mais tarde, através do magistério, onde comecei a transmitir oos conhecimentos e  valores morais às comunidades carentes. Estou como Ouvidora da Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros.


Nina Silva
Diretora do vídeo: Escola - Série Re-visão de denúncia ao Racismo Institucional; Coordenadora-fundadora da Ong Estimativa, há 06 anos; Co-autora da publicação Cada Fio Uma História; Co-diretora do vídeo Cada Fio Uma História.; Poetisa. Tenho Project Management na área de Tecnologia da Informação desde 2008; Certificação e Formação em Supply Chain Management SAP Functional Consultant – SAP Academy R/3 (Germany); Especialização e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal Fluminense; Formação no Curso de Atualização em Diáspora Africana realizado pelo Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos (Proafro) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS), da Universidade do Texas em Austin e Formação no Curso de Capacitação de Professores Lei 10.639 CEAP.

Jana Guinond
Curso o 6° período Pedagogia – UERJ/CEDERJ - 2010 . Sou formada em Teatro pela  Faculdade da Cidade – Ipanema; Coordenadora-fundadora da Ong Estimativa há 06 anos; Co-autora da publicação Cada Fio Uma História; Co-diretora do vídeo Cada Fio Uma História. Trabalhei como roteirista da Série Re-visão - 04 vídeos de denúncia contra o Racismo Institucional (Episódios: Creche; Escola; Agência de Emprego; Publicidade), na Campanha Cupom Mais – outubro / 2010, na Campanha Unimed RN – outubro/2010, na Campanha Petrobras julho/2009 . Sou Produção Executiva  do Cinemina – Re-visão – DEZ/2008 . Atuei no longa metragem do filme Ultima Parada 174, de Bruno Barreto. Trabalhei como Apresentadora do Vídeo Institucional Educação à distância – SENAC – Jun/2007. Fui protagonista no episódio Comércio Varejista, do Canal Futura DEZ/2006 e Apresentadora do Programa de TV Programa Olho Vivo sobre Segurança, Meio Ambiente (TV WEB) – Petrobras  Junho 2005 / Junho 2006. Documentário GNT – Mulher Procura. Sou Conselheira e integrante da Diretoria Executiva do COMDEDINE – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro na Prefeitura do Rio de Janeiro. Fui homenageada - Dia Internacional da Mulher Negra na Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro, na Prefeitura de Belford Roxo e na ALERJ.

Marcos Nascimento
Tenho mais de 7 anos de experiência nas áreas de Ilustração, criação, comunicação, mídia impressa e produção gráfica. Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo e sólidos conhecimentos dos mais usados softwares do mercado como, Photoshop, Indesign, Ilustrator, Corel Draw, 3ds max, maya, after effects, Adobe Premiere, avid, corel painter, flash.Plataformas PC e MAC. Já criei peças e ilustração para várias empresas como Citroën, Ford, Oi, Vivo, Ponto Frio, entre outros.


Juliana Barauna
Trabalho atualmente na produtora LATA - integrante da equipe do Programa Espelho do Canal Brasil. Atuei na Carioca Filmes e Conspiração Filmes   – Assistência de direção. Manjubinha Filmes: Edição - Programa para o Canal Brasil - Retratos Brasileiros  (Ep.: Aloísio T. De Carvalho). Agência de Publicidade  Biruta Mídias Birabolantes: Assistente de direção e elaboração de roteiro.  Edição de vídeos cases e making of  para projetos da Agência Publicitária Biruta Mídias Mirabolantes: Onda Limpa SABESP - SP, Institucional Claro - RJ, Projeto Claro 360˚ - RJ­, Par Perfeito “A Maior ação de NO BRANDING da América Latina.” – Grand Prix do Festival ABP 2009, CUFA – Central Única das Favelas, 2009: Concepção e coordenação do Núcleo de Audiovisual da CUFA - Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.


Janaina Oliveira

Mais conhecida pelo nome artístico Re.Fem que significa: Revolta Feminina.  Janaina Oliveira é Mulher, Negra, Feminista, MC, Cineasta, Publicitária, Produtora, Ativista dos Movimentos de Mulheres e Juventude Negra.  Profissional reconhecida e respeitada internacionalmente, ela já recebeu Menção Honrosa e Moção de Aplauso e Louvor pelo o seu trabalho na luta pela Igualdade Racial e de Gênero no Brasil, em 2010 seu trabalho de multiplicação do conhecimento, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura e referendado pelo o Movimento Hip Hop, sendo uma das ganhadoras do I Prêmio Nacional de Cultura Hip Hop na categoria Conhecimento. Como cineasta destacamos os trabalhos de Roteiro e Direção dos Documentários Rap de Saia e Mães do Hip Hop, Direção da Série Re-Visão - Racismo Institucional e Roteiro e Direção dos videoclipes: Rosas (com mais de 2 milhões e 200 mil de acessos só no Youtube) e Enterro do Neguinho, ambos do grupo Atitude Feminina.  Na ONG Estimativa faz parte da Coordenação do Núcleo de audiovisual de mulheres Cinemina.

Flávia Vieira

Jornalista, atualmente atuo como  produtora de reportagem na Globo News. Assino a direção e a produção executiva do documentário Ceba, identidade afro-brasileira. Trabalhei na assessoria de comunicação do Instituto Estadual do Ambiente/ RJ (Inea) e  como professora da Rede Estadual de Ensino. Também sou graduada em Letras pela UFF e especialista em Literatura Infanto-Juvenil, pela mesma universidade.
Jane Gomes
Designer de moda e estamparia, tendo como foco estampas africanas. Crio e desenvolvo figurino voltado para o segmento de moda feminina e promovo, através desse desenvolvimento criativo,  coleções valorizando a estética do corpo em  modelagens, acabamento, harmonia de cores e texturas. Atuo como figurinista no Canal Telecine, e como consultora de moda personalizada.


Luanda Negreira
Nasci dentro de uma das vertentes da cultura negra, valorizada por meus pais, que não por acaso me denominaram Luanda. Sou Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Castelo Branco. Trabalhei como Editora Web na LUB (Liga Urbana de Basquete), na ComCausa (Cultura de Direitos) e como Gerente do Estúdio Social Clube. Entre minhas atuações destaca-se as coberturas jornalísticas e editorias web do NBA Madness, Basquete das Estrelas, Feira Preta, Oi StreetJam,  Sports Partner Cities, Cultne, Noites Cariocas (SpraySom RuaDentro). Trabalhei como jornalista na I edição dos projetos Hip Hop Celebra e Levanta Cabeça, Qual é a sua História?. Na II edição, Gerenciei a equipe de Comunicação e fiz Assistência de Produção de ambos os projetos. Integrei a equipe de produção do  Trançando Idéias (Estimativa), no SESC Madureira., em 2010.


Deni Moura
Sou Professora de Dança Afro. Atuo na militância negra feminina. Integro a Equipe Estimativa nos trabalhos de logística e produção.

Ednéa Rubim
Tranceira, membro do projeto Trançando Idéias, integrante da equipe Estimativa, atua nos trabalhos de produção de eventos, logística e recepção de convidados.